Pesquisar este blog

domingo, 2 de maio de 2010

A respiração lenta e profunda regenera células do organismo

A respiração lenta e profunda aumenta a taxa de endorfinas (os hormônios de bom humor). Isso se reflete também no funcionamento de muitos órgãos e no bem-estar fisiológico e mental. A respiração profunda dissolve a ansiedade e o estresse.

Foi repetido tantas vezes! Mas parece que a maioria vive como se ignorasse esse fato, quem se preocupa em respirar corretamente.

No Ocidente, raro são as pessoas conscientes das técnicas de respiração e principalmente dessas para regenerar o organismo. Ainda mais raro é ver pessoas que as utilizem no seu dia-a-dia.

Geralmente, considera-se que a respiração serve unicamente para abastecer em oxigênio e expulsar gás carbônico, isso não está errado, mas podemos fazer mais. Desenvolver práticas para ventilar os pulmões e isso sem dúvida nenhuma contribui à saúde psicossomática.

Como as emoções influenciam a respiração

Outro fator cruciforme é a frequência/minuto da respiração. Normalmente, sem modulações devido à idade da pessoa, ela oscila entre 16 e 18 respirações/min. são 1.000 por hora ou 24.000 por dia; não nos damos conta, entretanto é assim. Existem diferenças importantes no período respiratório, resultado das emoções. Quando as emoções são agradáveis, a respiração se torna mais lenta e a frequência por minuto diminui. Em casos de emoções desagradáveis ela fica acelerada. Porém, de maneira estranha, essas duas fases não são modificadas da mesma forma: a duração da inspiração fica igual, e o que muda é o tempo da expiração.

As emoções negativas influenciam especialmente a expiração, e o simples fato de imaginar que está sentindo uma emoção positiva, mesmo que sem a sentir plenamente, modifica convenientemente os padrões respiratórios.

Isso é importantíssimo para as pessoas estressadas. Em situações de ansiedade é muito complexo escapar das emoções negativas, mas é possível limitar seus efeitos negativos e por consequência, sobre a totalidade do organismo. O conceito é modificar voluntariamente os padrões da respiração para se aproximar dessas emoções positivas e assim atuar de verdade sobre o clima emocional.

Uma ótima técnica para a modificação voluntária dos padrões da respiração é a MTC – Meditação Transcendental Consciente.
Um dos benefícios: Alteração da bioquímica interna que promove elevação da felicidade e paz interior.

Um comentário:

  1. Olá meu querido!
    Gostei muito do artigo! Eu preciso me organizar melhor e fazer o curso contigo, faz tempo que quero isso.
    Aproveito pra avisar que tem um selo pra você lá no blog, leia o artigo "Prêmio Dardos" que tem tudo explicado por lá.
    Beijos

    ResponderExcluir